"É muito provável" que a atual vacina da Pfizer seja totalmente eficaz contra nova linhagem do coronavírus, diz Ugur Sahin
A informação foi dada nesta terça (22) pelo chefe do laboratório alemão BioNTech
Foto: Getty Images
O chefe do laboratório alemão BioNTech, Ugur Sahin, afirmou em entrevista nesta terça-feira (22) que "é muito provável" que a vacina atual da Pfizer seja totalmente eficaz contra a detecção de nova cepa do coronavírus no Reino Unido, mais contagiosa e que provocou o temor de um aumento dos casos.
Segundo Sahin, "cientificamente é muito provável que a resposta imunológica provocada pela vacina pode servir para esta variante do vírus."
Ainda segundo Ugur, "em seis semanas" poderá ser fornecida uma nova vacina adaptada à nova linhagem do vírus. "Tecnicamente somos capazes de fornecer uma nova vacina em seis semanas. A beleza da tecnologia do RNA mensageiro é que podemos começar a conceber uma vacina que imita fielmente a nova mutação."
Em até duas semanas, a BioNTech pretende publicar as propriedades de estudos realizados com esta variante do vírus, segundo o cientista.
A descoberta da nova variante semeou uma nova onda de pânico em meio a uma pandemia que já matou cerca de 1,7 milhão de pessoas e infectou mais de 77,15 milhões em todo o mundo.