“É necessário tirar dinheiro das facções”, diz Dino sobre medidas para desarticular grupos criminosos na Bahia
Ministro defendeu também imagem da Polícia Militar
Foto: José Cruz/Agência Brasil
O ministro da Justiça Flávio Dino (PT) disse, nesta quinta-feira (5), que para enfraquecer o poder das facções é necessário “tirar dinheiro das facções”. Dino e o governador Jerônimo Rodrigues anunciaram medidas para combater a violência no estado da Bahia, durante coletiva na sede da Superintendência da Polícia Federal da Bahia, em Salvador.
“Nosso foco é exatamente inteligência, investigação, descapitalização das facções, tirar dinheiro das facções, combater o acesso às armas e com isso enfraquecermos o poder das facções que atuam em praticamente todos os estados brasileiros e também em outros países que fazem fronteiras com o Brasil”, disse.
O ministro foi questionado sobre a letalidade policial na Bahia, que é uma das maiores do país. “A polícia quando atua, ela tem evidentemente caminho prioritário da investigação, da operação que resulta operações sem que haja o uso da força, mas, a Polícia tem o dever de quando necessário fazer o uso da força, o uso comedido e proporcional da força.", pontuou.
Dino disse ainda que críticas que não apresentam propostas de soluções são "genéricas”. “Esses que dizem que nossas ações são genéricas, não apresentam nenhuma alternativa, ou seja, fazem uma crítica genérica, então não nos ajuda.”, declarou.
O ministro afirmou ainda que não concorda com a visão “criminalizadora das polícias”. “Também não concordo que desmereça o trabalho da Polícia porque é falsa a ideia de que a polícia está sempre certa, porque nenhuma instrução humana está sempre certa. Mas, nós não concordamos que a polícia está sempre errada, essa é uma ideia deletéria, é uma ideia que desestimula ação das polícias, a virtude está no meio termo.”, concluiu.