• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • "É uma atividade legal", diz Lewandowski sobre atuação de escritório do filho em caso do INSS

"É uma atividade legal", diz Lewandowski sobre atuação de escritório do filho em caso do INSS

Declaração do ministro foi realizada durante a na Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados

Por Da Redação
Ás

Atualizado
"É uma atividade legal", diz Lewandowski sobre atuação de escritório do filho em caso do INSS

Foto: Lula Marques/Agência Brasil

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, defendeu a atuação do escritório de advocacia de Enrique Lewandowski, seu filho, na defesa de uma das entidades investigadas pela Polícia Federal (PF) por supostas fraudes em aposentadorias e pensões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Lewandowski foi questionado sobre o caso durante uma audiência na Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados, realizada nesta terça-feira (29). O assunto ganhou notoriedade após o portal Metrópoles revelar um acordo assinado entre o Centro de Estudos dos Benefícios dos Aposentados e Pensionistas (Cebap) e o escritório de Enrique para que ele represente "institucionalmente a associação".

"Quanto à questão de algumas bancas de advocacia, no ano passado, terem atuado – dentro da lei, imagino, dentro do estatuto da Ordem dos Advogados, dentro do Código de Ética dos Advogados – com contratos que são públicos ou podem ser públicos; que respondem perante a Receita Federal e que recolhem regularmente seus impostos a partir dos honorários que recebem… Eu penso que isso é uma atividade legal", afirmou o ministro.

Ele também declarou que "não podemos criminalizar, em primeiro lugar, a atividade dos advogados". "Até porque o advogado não pode ser confundido com o seu cliente. Mas eu tenho certeza, e nós, do nosso ministério, seremos intransigentes que todos os malfeitos, sem exceção, serão descobertos, custe o que custar", complementou.

Lewandowski ainda evidenciou que "a PF está atuando, fez mais de 300 buscas e apreensões contra os dirigentes, contra aqueles que se apossaram do dinheiro dos aposentados. É um crime, repito, hediondo. Vai ser esclarecido até o final, e nós vamos buscar a prisão daqueles que lesaram os mais fragilizados em nosso país. Esse é um compromisso do governo Lula, é um compromisso da PF, é um compromisso do Poder Judiciário". 

Leia também: Lupi assume responsabilidade pela indicação de Stefanutto à presidência do INSS

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.