EBC aumenta comissionados em 30%, mas live de Lula ‘flopa’
Aaudiência da “Conversa com o Presidente” fica na casa dos 6 mil
Foto: Ricardo Stuckert/PR
O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) montou uma estrutura com funcionários da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) para levar ao ar as “lives” do presidente e criar uma marca na comunicação do petista. Apesar da contratação de nomes de peso como o ex-jornalista Marcos Uchôa e de novos comissionados, a iniciativa tem sido “flopada”. A informação é do Estadão.
Dos 421 cargos comissionados que compõem a estrutura da empresa, 130 foram ocupados por pessoas externas ao quadro institucional, de acordo com dados de junho. No mesmo período do ano anterior, eram 100 comissionados vindos de fora da empresa, representando um aumento de 30%.
Baixo alcance
A audiência simultânea das transmissões, realizadas às terças-feiras, fica na casa dos 6 mil. O PT, a TV Brasil, controlada pela EBC, e sites de apoiadores de Lula retransmitem os vídeos para ampliar o alcance. Em paralelo, a Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom) tem apostado nos “cortes” para tentar viralizar as mensagens de Lula. No entanto, a ação também não tem surtido efeito.
A audiência da “Conversa com o Presidente” também é baixa se comparada ao alcance do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Os vídeos das lives do antecessor, realizadas com uma estrutura menor, chegaram a alcançar 2 milhões de visualizações no Facebook, principal plataforma de divulgação das transmissões que realizava nas noites de quinta-feira.