Brasil

Eclipse anular de outubro será visível em todo o Brasil

No Norte e Nordeste, será possível ver "Anel de fogo" brilhante

Por Da Redação
Ás

Eclipse anular de outubro será visível em todo o Brasil

Foto: Divulgação/Nasa

Um raro eclipse solar poderá ser visto de todo o Brasil  no dia 14 de outubro. Aqueles que estiverem nos estados do Amazonas, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco poderão ver o eclipse anular do Sol,  quando uma espécie de “anel de fogo” brilhante ao redor da borda da estrela central se forma.

O fenômeno ocorre devido ao alinhamento específico da Lua entre a Terra e o Sol, quando a Lua está no ponto mais distante da Terra em sua órbita, conhecido como apogeu. O eclipse terá uma duração total de 2 horas e 7 minutos, com o ápice às 16h51, horário de Brasília, e terminando às 17h50.

Para observar o eclipse com segurança, é importante não olhar diretamente para o Sol sem filtros solares adequados, pois a exposição direta pode causar danos à retina. É recomendável observar o fenômeno de maneira indireta, usando dispositivos que podem ser construídos em casa.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário