Eclipse solar: comportamento 'estranho' dos animais serão estudados
Pesquisadores planejam analisar o fenômeno nesta segunda (8)
Foto: Reprodução/Pixabay
Os animais do Zoológico Riverbanks, em Columbia, surpreenderam os pesquisadores com comportamentos incomuns durante o grande eclipse solar de 2017. Por exemplo, as girafas se agruparam e começaram a galopar, enquanto as tartarugas gigantes de Galápagos começaram a acasalar e os gorilas se prepararam para dormir.
Os pesquisadores observaram esses comportamentos durante o evento solar nos Estados Unidos, conforme relatado em um estudo de 2020. Com o próximo eclipse solar previsto para ocorrer nesta segunda-feira (8), os estudiosos pretendem complementar o estudo passado em um zoológico diferente.
O local escolhido é a faixa que abrange o México, Estados Unidos e Canadá, onde a sombra do sol tocará por 3 ou 4 minutos. Aqueles que estiverem em locais onde seja possível ver o eclipse poderão auxiliar os cientistas a desvendar os mistérios por trás desses comportamentos incomuns.
Um dos autores do estudo, Adam Hartstone-Rose, planeja levar um time de estudantes e pesquisadores para o Fort Worth Zoo, no Texas, que deve conseguir visualizar o eclipse solar entre 12h22 e 13h01, sendo que o momento total pode ocorrer por quase 2 minutos às 13h40, segundo a Nasa.