• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Vaticano considera mudança de gênero e aborto de 'ameaças graves à dignidade humana'
Mundo

Vaticano considera mudança de gênero e aborto de 'ameaças graves à dignidade humana'

O documento intitulado "Dignitas Infinita" foi aprovado pelo Papa Francisco

Por Da Redação
Ás

Vaticano considera mudança de gênero e aborto de 'ameaças graves à dignidade humana'

Foto: Vatican Media

O Vaticano emitiu nesta segunda-feira (8), um documento intitulado "Dignitas Infinita", aprovado pelo Papa Francisco, no qual práticas como cirurgias de mudança de sexo, aborto, eutanásia e barriga de aluguel, são classificadas como "ameaças graves à dignidade humana".

O documento marca uma reação à postura mais liberal adotada anteriormente pelo Vaticano, que havia autorizado bênçãos a casais do mesmo sexo dentro das igrejas.

O cardeal Victor Manuel Fernández, chefe do Gabinete de Doutrinamento do Vaticano, responsável por divulgar o novo documento, destacou que o papa Francisco, ao aprovar a carta, solicitou que temas como pobreza, situação dos migrantes, violência contra mulheres e tráfico de seres humanos também fossem reconhecidos como ameaças à dignidade humana.

Alguns pontos abordados no documento incluem: Barriga de Aluguel: Considerada uma violação à dignidade tanto da mulher gestante quanto da criança, o método é rotulado como "desprezível" pelo pontífice; Mudança de Gênero: Os bispos afirmam que qualquer intervenção de mudança de sexo, em geral, coloca em risco a dignidade única que cada pessoa recebe desde o momento da concepção; Aborto, Eutanásia e Pena de Morte: O Vaticano reitera sua condenação permanente a essas práticas, citando o Papa Francisco, seus antecessores e documentos anteriores da instituição; e Abuso Sexual e Violência contra Mulheres: O documento também classifica o abuso sexual como uma ameaça à dignidade humana, reconhecendo sua presença generalizada na sociedade, inclusive dentro da própria Igreja Católica, assim como a violência contra mulheres e outras formas de abuso online.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário