‘Economia brasileira não cresceu nada no ano passado’, diz Lula
No relançamento do Bolsa Família, presidente defendeu investimentos
Foto: Ricardo Stuckert/PR
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), disse nesta quinta-feira (2), em discurso na cerimônia de relançamento do Bolsa Família, que é preciso fazer investimentos para fazer a economia brasileira crescer. Segundo o mandatário, não houve crescimento econômico no ano passado.
Na ocasião, ele citou a divulgação do crescimento de 2,9% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2022. "Tem que vir uma política de crescimento econômico, de geração de empregos e de transferência de renda através do salário que é o que importa para o trabalhador", afirmou Lula. "A economia brasileira não cresceu nada, nada no ano passado. Então, o desafio que nós temos agora é fazer a economia voltar a crescer. E nós temos que fazer investimento", completou.
Petrobras
Ainda durante o discurso, Lula comentou sobre a distribuição de dividendos da Petrobras. Segundo ele, a estatal “resolveu agraciar os acionistas minoritários com R$ 215 bilhões” ao invés de investir. “[A Petrobras] Teve um lucro de R$ 195 bilhões. E quanto foi o investimento da Petrobras? Quase nada. Porque a Petrobras, que no nosso tempo era uma empresa de desenvolvimento do nosso país, agora é uma empresa exportadora de óleo cru. Não foi para isso que nós descobrimos o pré-sal", disse o presidente.