Economia Mundial enfrenta crescimento baixo e inflação persistente
No Brasil, PIB deve aumentar apenas 1% neste ano
Foto: Reprodução/Banco Mundial/Dominic Chavez
O relatório Situação Econômica e Perspectivas Mundiais, com dados do primeiro semestre deste ano, mostra que o mundo deve passar por um longo período de baixo crescimento. A projeção para o Brasil é de que o Produto Interno Bruto (PIB) aumentará apenas 1% este ano.
Os dados reunidos pelo Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais (Desa) apontam ainda uma inflação persistente, aumento das taxas de juros e maiores incertezas, além do impacto cada vez pior das mudanças climáticas.
A perspectiva econômica global também representa um desafio para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Segundo o relatório, a projeção de crescimento da economia mundial é de 2,3% em 2023 e 2,5% em 2024. Isso representa um pequeno aumento em comparação a dados levantados anteriormente pelo Desa.
Nas duas décadas anteriores à pandemia, a média de alta na atividade econômica foi de 3,1%. Em 2023, a previsão de crescimento para os Estados Unidos é de 1,1%, para a Europa de 0,9% e para a China 5,3%.