• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Economista alerta para consequências das disputas entre Estados Unidos e China
Mundo

Economista alerta para consequências das disputas entre Estados Unidos e China

Jeffrey Sachs fez declarações em semana marcada por aumento da tensão entre os países

Por Da Redação
Ás

Economista alerta para consequências das disputas entre Estados Unidos e China

Foto: Reprodução/Internet

O aprofundamento da guerra fria entre os EUA e a China será uma preocupação maior para o mundo do que o novo coronavírus, segundo o economista Jeffrey Sachs. O mundo está caminhando para um período de "grande ruptura sem nenhuma liderança" após a pandemia, disse ele à BBC. "A divisão entre as duas superpotências vai exacerbar isso", alertou.

O professor da Universidade de Columbia culpou o governo dos EUA pelas hostilidades entre os dois países. "Os EUA são uma força de divisão, não de cooperação", afirmou à BBC. "É uma potência que tenta criar uma nova guerra fria com a China. Se isso prosperar - se esse tipo de abordagem for usado, não voltaremos ao normal; na verdade, entraremos em uma controvérsia maior e em um maior perigo de fato.", disse.

Nesta semana, o presidente Trump assinou legislação autorizando sanções dos EUA contra autoridades chinesas responsáveis pela repressão aos muçulmanos. E, em entrevista ao Wall Street Journal, Trump disse acreditar que a China pode ter incentivado a propagação internacional do coronavírus como uma maneira de desestabilizar as economias concorrentes. 

Sachs concorda que atingir a Huawei nunca foi simplesmente uma preocupação de segurança. "Os EUA ficaram para trás em relação ao 5G, que é uma parte crítica da nova economia digital. E a Huawei estava ganhando uma participação cada vez maior dos mercados globais. Os EUA inventaram, na minha opinião, a visão de que a Huawei é uma ameaça global. E se apoiaram muito nos aliados dos EUA para tentar romper as relações com a Huawei", disse.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.