Economia

Economistas apontam corte de juros pelo BC como certo, mas dúvida é de quanto

Atualmente a taxa está em 13,75%, e pode cair para 13,5% ou 13,25%, conforme analistas

Por Da Redação
Ás

Economistas apontam corte de juros pelo BC como certo, mas dúvida é de quanto

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Depois de um ano com a taxa básica de juros (Selic) parada nos 13,75% desde agosto do ano passado, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central deve decidir promover o primeiro corte nesta semana. Essa é a expectativa de economistas e especialistas após sinais dados pelo próprio Copom nos comunicados em junho. 

No entanto, a dúvida agora é de quanto será o corte. Boa parte aposta em uma redução cautelosa, de 0,25 ponto percentual; já outra parcela acredita que já seja possível corte de 0,5 ponto percentual. 

As análises apontam que a decisão não será unânime, ou seja, uma parte dos diretores devem votar por um corte mais brando, enquanto outra vai defender uma redução mais agressiva.

“Nós estávamos convencidos de que o Banco Central começaria seu ciclo [de redução de juros] com um corte parcimonioso de 0,25 ponto”, escreveu o J.P.Morgan em relatório.

“Mas, após desenvolvimentos recentes, parece igualmente possível que a maioria [do comitê] prefira tanto uma redução de 0,25 quanto uma mudança mais agressiva – e mais frequentemente usada – de 0,5 ponto de corte.”

O Copom inicia a reunião nesta terça (1º), e a estende para quarta (2), quando, após as 18h30, publica o resultado e um comunicado justificando a decisão.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.