• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Éden alfineta ACM Neto após pesquisa: ‘Não adianta fugir da questão nacional’
Política

Éden alfineta ACM Neto após pesquisa: ‘Não adianta fugir da questão nacional’

Na análise do presidente estadual do PT, Lula alavanca Jerônimo enquanto Bolsonaro puxa votos para Roma

Por Da Redação
Ás

Éden alfineta ACM Neto após pesquisa: ‘Não adianta fugir da questão nacional’

Foto: Divulgação/PT

Após ser divulgada uma nova pesquisa Quaest/Genial nesta quarta-feira (18), o presidente do PT na Bahia, Éden Valadares, alfinetou o pré-candidato a governador ACM Neto (UB) por se lançar na disputa pelo governo estadual sem ter seu nome ligado a um candidato a presidente da República. 

Na análise de Éden, o cenário de polarização entre o ex-presidente Lula (PT) e o atual presidente Jair Bolsonaro (PL), que devem disputar o Palácio do Planalto nas eleições deste ano, tem impacto direto no pleito da Bahia, e a recente pesquisa comprova essa análise por apontar o ex-secretário estadual de Educação Jerônimo Rodrigues (PT) com 34% da preferência do eleitorado quando associado ao nome de Lula, por quem é apoiado no estado. Na pesquisa, Jerônimo aparece tecnicamente empatado com o pré-candidato apoiado por Bolsonaro, o deputado federal e ex-ministro João Roma (PL) (link da outra nota).

Segundo Éden, a pesquisa revela que 53% das pessoas ouvidas preferem que a eleição seja vencida por um candidato mais ligado ao ex-presidente Lula, o que atesta o quanto as eleições estaduais estão atreladas ao cenário nacional, com Lula sendo um grande puxador de votos na Bahia.

"Aqui no estado, Lula desponta com 63% das intenções de voto. Então somada a preferência do eleitorado pelo candidato de Lula na Bahia, que é Jerônimo, à preferência de mais de 60% dos eleitores por Lula no estado, a tendência é que Jerônimo cresça ainda mais”, afirma. 

Sobre a tentativa de ACM Neto em não federalizar a disputa, o líder petista acredita que será um esforço em vão. “Não adianta o ex-prefeito de Salvador tentar fugir das eleições nacionais, do debate sobre os rumos do Brasil, pois essa é a chave para o voto, é a principal questão hoje no país e na Bahia também. Não é ele quem decide, e os números desta pesquisa atestam isso", avalia.

Roma também vê sua intenção de voto crescer quando o apoio nacional é considerado - sobe de 5% para 10%. Éden diz que essa é mais uma prova da influência da eleição para presidente. “É só olhar os números da pesquisa espontânea. Antes de escolher candidato a governador ou senador, o eleitor e a eleitora definem seu voto para presidente. Na Bahia 83% já definiram seu voto para presidente e apenas 19% para governador. Portanto é preciso maturidade e tranquilidade. Vamos apresentando quem é o candidato de Lula, do nosso time com Rui Costa e Jaques Wagner, e dialogando com a população”, finalizou o presidente do PT Bahia.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.