Éden Valadares diz que não será candidato novamente à presidência do PT na Bahia
Segundo o dirigente, a decisão é pessoal e foi amplamente discutida com familiares e aliados

Foto: Divulgação/PTBA
O presidente do PT na Bahia, Éden Valadares, confirmou ao Farol da Bahia nesta sexta-feira (7) que não se candidatará novamente ao cargo nas eleições deste ano. Segundo ele, a decisão é pessoal e foi amplamente discutida com familiares e correligionários.
"Fui eleito para um mandato de quatro anos, que foi estendido para seis por decisão do Diretório Nacional. Disputar um novo mandato poderia significar ficar dez anos na presidência do PT. Isso eu acho demais", explicou.
Éden também destacou a importância da chegada à presidência para a renovação do PT e afirmou que é necessário abrir espaço para novas lideranças.
"A política exige que não tenhamos apego aos cargos. A gente cumpre ciclos e renova novos desafios. [...] É preciso dar oportunidade para que um novo quadro, um novo dirigente, tenha oportunidade de continuar esse processo de promoção de novas lideranças e de renovação do partido”.
Eleições internas do PT
A eleição para suceder Gleisi Hoffmann (PT-PR) na presidência do PT será em 6 de julho de 2025. O Diretório Nacional aprovou, em 7 de dezembro de 2024, o calendário do Processo de Eleição Direta (PED).
•LEIA MAIS: Lula confirma Gleisi na Secretaria de Relações Institucionais
Além da escolha do novo presidente nacional, haverá renovação das direções municipais e estaduais. A votação será feita em urnas eletrônicas.