Edson Fachin diz TSE está aberto para colaboração com militares
"Intervenção, jamais", ponderou presidente do órgão, em Curitiba, nesta sexta (29)
Foto: Arquivo/Agência Brasil
O ministro Luiz Edson Fachin, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), declarou que a Justiça Eleitoral tem parceria com os militares e que a instituição está aberta para parcerias, mas "intervenção, jamais". A declaração foi dada em evento no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), em Curitiba, nesta sexta-feira (29).
"Nós temos um histórico de cooperação nas eleições, nestas última três décadas, com as Forças Armadas, no campo da logística eleitoral [...] Tem dado resultados extraordinários [...] Colaboração, cooperação e, portanto, parcerias proativas para aprimoramento, a Justiça Eleitoral está inteiramente à disposição. Intervenção, jamais”, disse.
Fachin também reforçou a lisura do processo eleitoral brasileiro, garantindo a eficácia das urnas eletrônicas.
"As eleições de 2022 serão levadas a efeito em outubro, esta é uma cláusula pétrea que a Justiça Eleitoral vai cumprir. E a Justiça Eleitoral vai diplomar os eleitos até 19 de dezembro, porque este é o quadro constitucional e da legalidade constitucional [...] Não há na Justiça Eleitoral engenheiros do caos. Nós todos temos um passado que exige respeito", ponderou.