Edson Fachin será eleito presidente do STF em votação simbólica nesta quarta-feira (13)
Ministro ficará á frente da Corte até 2027 e terá Alexandre de Moraes como vice

Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF
O Supremo Tribunal Federal (STF) elege nesta quarta-feira (13) o novo presidente da Corte. A votação acontece de maneira protocolar e o cargo será ocupado pelo Edson Fachin, de 67 anos.
A tradição do STF é apontar o ministro mais antigo que ainda não tenha presidido o tribunal. Fachin irá substituir Luís Roberto Barroso à frente do tribunal pelos próximos dois anos. Fachin toma posse no dia 29 de setembro.
Ao lado de Fachin, deve ser eleito vice-presidente do STF o ministro Alexandre de Moraes. Nos bastidores da Corte, a transição entre as equipes de Fachin e de Barroso já está praticamente concluída.
Indicado pela então presidente Dilma Rousseff em 2015, Fachin presidiu o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2022 e liderou a frente contra a pauta bolsonarista do voto impresso.
A expectativa de integrantes da Corte é que Fachin mantenha uma postura de defesa institucional diante de ataques ao Judiciário, sobretudo no contexto eleitoral.
Na dança das cadeiras no STF, outra mudança também dará uma nova configuração à Corte: a ida de Barroso para a Segunda Turma. O ministro passará a ocupar a cadeira de Fachin no colegiado responsável por julgar os casos remanescentes da Lava-Jato.