Eduardo Cunha volta ao plenário da Câmara para posse da filha
Em 2016, ex-presidente da Casa foi cassado por quebra de decoro parlamentar
Foto: Reprodução
O ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha (PTB) retornou à Casa nesta quarta-feira (1°) para acompanhar a posse de sua filha mais velha, Danielle Cunha (União Brasil), como deputada federal pelo Rio de Janeiro. Cunha comandou a Câmara entre 2015 e 2016, quando foi cassado.
Danielle, de 35 anos, obteve 75,8 mil votos no Rio. Ela é autora do livro “Tchau, Querido” que conta os bastidores do impeachment de Dilma Rousseff (PT). Ao todo, 513 novos deputados federais tomaram posse nesta quarta-feira.
Afastamento
Eduardo Cunha foi cassado por quebra de decoro parlamentar. Foram 450 votos favoráveis e 10 contrários à cassação de seu mandato. Por desentendimento internos e falta de boa interlocução com o Palácio do Planalto à época, Cunha ficou conhecido por ter se tornado um algoz da então presidente da República, Dilma Rousseff (PT).
Em 2015, ele abriu o processo de impeachment contra ela que resultou na queda da petista em 2016. Afastado da vida política, ficou preso em regime fechado por quatro anos, de 2016 a 2020. No ano passado, Cunha se candidatou como candidato a deputado federal pelo PTB de São Paulo, mas não se elegeu.