Educação: escolas públicas têm qualidade baixa no ensino do inglês
Apenas dois estados brasileiros atenderam todos os critérios para uma boa educação
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
A utilização do inglês como prática social, aplicada a necessidades básicas de comunicação, como se apresentar, solicitar produtos em loja ou manter uma conversa curta, ainda não é o foco principal do ensino da língua estrangeira na rede pública, segundo a pesquisa divulgada pela ONG British Council.
Somente dois estados brasileiros foram avaliados e atingiram todos os critérios necessários para o ensino de qualidade do idioma, e foram Paraná e Pernambuco. São Paulo e Distrito Federal ficaram atrás, mas superior a média brasileira. Pará, Amapá, Goiás, Mato Grosso e Alagoas não figuram no estudo. Já os outros estados apresentaram desempenho mediano ou insuficiente para os critérios do British Council.
A pesquisa identifica dois déficits no desenvolvimento do ensino do idioma nas escolas públicas, referentes a falta de professores qualificados e o foco no ensino gramatical em decorrência do ensino social da língua.