Educação: mais da metade da população está insatisfeita com a gestão da educação básica pública no país
Levantamento do Todos Pela Educação aponta que 59% dos eleitores brasileiros consideram a educação um tema “muito importante” na hora de avaliar propostas de candidatos

Foto: Agência Brasil
Segundo pesquisa encomendada pelo Todos Pela Educação, a condução da educação básica pública no Brasil é reprovada pela maior parte dos brasileiros aptos a votar.
O levantamento, realizado pela Conectar Pesquisas e Inteligência, mostra que 58% da população com 16 anos ou mais se consideram insatisfeitos ou muito insatisfeitos com o Governo Federal, enquanto 54% dos entrevistados se dizem insatisfeitos ou muito insatisfeitos quando avaliam a condução dos governos estaduais.
Essa rejeição tem muita relação com a resposta dos gestores públicos à pandemia.
Desde o começo da gestão de Jair Bolsonaro, o Ministério da Educação (MEC) tem sido marcado por constantes trocas de gestores, redução de orçamento e baixa execução de recursos. Neste ano, a pasta ainda entrou no centro de suspeitas de que dois pastores pediam propina em ouro e em bíblias em troca de influência na liberação de verbas.
A pesquisa, quantitativa, foi feita nacionalmente entre os dias 7 e 24 de fevereiro deste ano. O levantamento foi realizado por telefone, com a aplicação de um questionário estruturado junto a um público de 3.860 pessoas, parcela representativa da população eleitoral brasileira com 16 anos ou mais. O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro é de 1,6%, para mais ou para menos, sobre os resultados obtidos pela amostra.