Educação na Bahia: 'A primeira proposta é diminuir a carga horária de 26 para 18 horas', garante Kleber Rosa
Segundo o candidato ao governo, a ideia é criar uma política de valorização dos professores
Foto: Kau Rocha/Assessoria do PSOL
Se eleito, a primeira ação do candidato ao governo da Bahia pelo PSOL, Kleber Rosa, na Secretaria da Educação será reduzir a carga horária do professor estadual de 26 para 18 horas, segundo garantiu o político durante entrevista à TV Bahia nesta sexta-feira (16).
"A primeira proposta é cuidar bem do professor. [Vou] diminuir a carga horária de 26 para 18 horas, de maneira que o professor tenha mais tempo de preparar o seu projeto pedagógico, a sua aula. Para que o professor, inclusive, possa investir na sua formação continuada com mestrado, doutorado. Isso traz uma qualidade de volta à sala de aula", destacou Rosa, que também é professor.
Outro ponto que ressaltou na entrevista, como parte do plano de governo para a Educação, é a inclusão da iniciação científica no Ensino Médio. "A iniciação científica não precisa estar restrita à universidade. Para isso, o professor também precisa estar preparado. É necessário pensar no professor como elemento fundamental da educação. Ele não é o único, mas é fundamental", disse.