Efeitos da pandemia "serão sentidos durante décadas", afirma OMS
Covid-19 provocou mais de 468 mil mortes e ao menos 9 milhões de contágios no mundo
Foto: AFP / Coffrini
A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou hoje que a pandemia do novo coronavírus "continua acelerando" no mundo, com mais de nove milhões de casos confirmados. Durante uma coletiva, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus disse que os efeitos da doença "serão sentidos durante décadas"
Ao total, a Covid 19 provocou mais de 468.000 mortes e quase 9 milhões de contágios no mundo, desde que o vírus foi detectado na China no fim do ano passado. A América Latina é a região com o ritmo mais acelerado de propagação da doença atualmente, sobretudo no Brasil. O país superou a barreira de 50.000 mortos e tem mais de um milhão de contágios, metade dos casos declarados na região.
Na Europa, a França iniciou uma nova etapa nesta segunda-feira (22), com a reabertura de muitos estabelecimentos de lazer, o retorno dos esportes coletivos e a volta generalizada das crianças às escolas.
A Espanha, que adotou um dos confinamentos mais severos do mundo para conter a pandemia, suspendeu no domingo o estado de alerta e abriu as fronteiras com os demais Estados membros da UE, com exceção de Portugal.
No esporte, que após vários meses de paralisação começa a retomar as atividades, mais casos positivos de covid-19 foram anunciados nas últimas horas.