Efetivo da PRF aumentou 25% em operação entre 1º e 2º turno das eleições
Ações da corporação são alvo de investigação da PF
Foto: Divulgação/PRF
O efetivo usado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Operação Eleições durante o segundo turno de 2022 foi 25% maior que o utilizado no primeiro turno. A informação foi obtida pelo UOL, por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI).
As ações da PRF no segundo turno são alvo de uma investigação da Polícia Federal (PF), por suspeita de movimento deliberado para dificultar o transporte de eleitores no dia da votação, especialmente no Nordeste, em que o agora presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teve o maior porcentual de votos e a única região do país em que ele venceu do candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL).
No primeiro turno das eleições, 12.820 PRFs estavam nas estradas. Já no segundo, o número saltou para 16.050. Os dados não fazem, no entanto, especificação de locais que receberam o reforço no segundo dia de votação.
A PRF justifica que o aumento de efetivo "considerou os elementos levantados ainda no primeiro turno" e "os constantes na matriz de riscos do Plano Estratégico de Atuação Integrada do Ministério da Justiça e Segurança Pública."