Vídeo: Elaine Assis defende decisão de transformar acarajé em patrimônio histórico no RJ, apesar das polêmicas
Decisão controversa foi alvo de críticas por parte de alguns baianos
Foto: Farol da Bahia
No 5º episódio do Podomblé, a baiana de acarajé e filha da renomada Dinha, Elaine Assis, conversou com Adriano Azevedo sobre a decisão que transformou a baiana de acarajé em patrimônio histórico do Rio de Janeiro.
A consagração do famoso bolinho chegou a dividir opiniões e causou polêmicas e revoltas entre alguns baianos na internet. O assunto, inclusive, ficou entre os mais falados na rede social X, antigo Twitter.
Para Elaine, no entanto, o feito ajuda a categoria e precisa ser destacado. "De uma certa forma, isso nos ajuda a manter a tradição do acarajé. Eu não vejo essa polêmica toda que levantaram, acredito que isso seja muito mais um alarde que ficou restrito às redes sociais", opina.
Ela também criticou a demora para transformar a baiana de acarajé como patrimônio histórico também na Bahia. "Desde 2020 que realizamos abaixo-assinados, que solicitamos que a população nos ajudasse com o ofício que trata a baiana de acarajé como patrimônio histórico. No entanto, o Rio passou na nossa frente", completa.
Veja o vídeo: