Eleições

Eleição presidencial brasileira ganha destaque na imprensa internacional; veja

Lula foi apresentado como vitorioso, mas com desempenho insuficiente para vencer Bolsonaro no 1° turno

Por Da Redação
Ás

Eleição presidencial brasileira ganha destaque na imprensa internacional; veja

Foto: Reprodução/Redes Sociais

A eleição presidencial brasileira ganhou destaque na imprensa internacional. Em geral, o Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi apresentado como vitorioso, mas com desempenho insuficiente para garantir uma vitória no primeiro turno sobre Jair Bolsonaro (PL). Agora, os brasileiros terão que escolher o novo presidente no segundo turno, que será disputado em 30 de outubro. 

Veja como alguns dos principais veículos de imprensa do mundo noticiaram a eleição presidencial brasileira:

-The Economist

A revista britânica deu destaque em seu site para o resultado do primeiro turno da eleição presidencial brasileira, abrindo sua reportagem principal afirmando que para Lula foi uma "vitória com gosto de derrota". O texto destaca que Bolsonaro se saiu melhor do que o esperado, e que o momento agora está com ele, e não com Lula.

Diante deste cenário, a reportagem afirma que se Lula vencer, pode ter dificuldades para governar. "Isso terá implicações a longo prazo. Mesmo que Bolsonaro perca a presidência, o bolsonarismo parece uma força que chegou no Brasil para ficar", diz trecho da reportagem.

-The Guardian

O jornal britânico destacou que Lula foi vitorioso no primeiro turno, mas com desempenho insuficiente. O título de uma das matérias principais do site, que transmitiu os resultados da eleição brasileira em tempo real, dizia: "Ex-presidente Lula ganha em votos, mas não com vitória definitiva".

"O resultado da eleição foi um grande golpe para os brasileiros progressistas que estavam torcendo por uma vitória enfática sobre Bolsonaro, um ex-capitão do Exército que atacou repetidamente as instituições democráticas do país e vandalizou a reputação internacional do Brasil", diz trecho da reportagem.

-The New York Times

O jornal americano criou uma página de transmissão ao vivo de informações sobre a eleição brasileira em seu site, destacando na página principal que Bolsonaro e Lula irão para o segundo turno. A reportagem começa afirmando que Bolsonaro teve um desempenho melhor do que o previsto por analistas e pesquisas de intenção de voto. "Durante meses, pesquisadores e analistas disseram que o presidente Jair Bolsonaro estava fadado ao fracasso", diz o jornal.

"Em vez disso, Bolsonaro estava comemorando. Embora seu adversário, Luiz Inácio Lula da Silva, ex-presidente de esquerda, tenha terminado a noite na frente, Bolsonaro superou em muito as previsões e levou a disputa ao segundo turno", acrescenta. A reportagem cita ainda que, nas próximas quatro semanas, Bolsonaro terá que abrir vantagem sobre Lula, que saiu na frente no primeiro turno.

-Washington Post 

O diário estadunidense também destacou no topo de sua página principal que o Brasil teria um segundo turno, afirmando que "o próximo turno colocará Bolsonaro, que é chamado de versão brasileira de Donald Trump, contra seu inimigo político, Luiz Inácio Lula da Silva, líder do Partido dos Trabalhadores".

"A eleição chamou atenção global como o mais novo palco para a luta mundial entre a democracia e o autoritarismo", diz uma parte do texto. O jornal também mencionou a disparidade entre as pesquisas de intenção de voto, que "mostraram consistentemente que Bolsonaro perderia", e o resultado nas urnas.


 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.