• Home/
  • Notícias/
  • Eleições /
  • Eleições: 2,5 milhões de eleitores apertaram 13 ou 22 ao votar para governador em estados sem candidatos do PT ou PL
Eleições

Eleições: 2,5 milhões de eleitores apertaram 13 ou 22 ao votar para governador em estados sem candidatos do PT ou PL

De acordo com o TSE, apesar de terem sido registrados, os votos são anulados

Por Da Redação
Ás

Eleições: 2,5 milhões de eleitores apertaram 13 ou 22 ao votar para governador em estados sem candidatos do PT ou PL

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Em pelo menos 20 estados brasileiros que não haviam candidatos a governador do PT ou do PL, 2,5 milhões de eleitores apertaram 13 ou 22 tiveram os votos anulados no primeiro turno das eleições, segundo levantamento feito pelo g1 com base em dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Esses votos, ao invés de irem para candidatos que tinham o apoio dos partidos nos estados, como Tarcísio de Freitas (Republicanos), apoiado pelo PL em São Paulo, ou para Carlos Brandão (PSB), apoiado pelo PT no Maranhão, foram computados como nulos, seguindo as regras da Justiça Eleitoral.

Na eleição, digitar qualquer número que não seja de um candidato em disputa é considerado voto nulo. Os votos são registrados, mas não são considerados válidos, assim como votar em branco. 

De acordo com o levantamento, no Acre, os votos anulados com o número do partido de Bolsonaro (22) representam 54% dos nulos do estado. O presidente teve 62,5% dos votos válidos no estado, contra 29,3% de Lula.

Já o número 13, do Partido dos Trabalhadores, recebeu menos votos percentualmente em Roraima — 32% do total de nulos —, estado em que Lula teve somente 23% dos votos. No Pará, no entanto, o código da sigla foi responsável por 52% dos votos nulos no estado.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário