Eleições 2022: coleta de dados biométricos continua suspensa
Eleitor pode votar desde que regularize o título através dos serviços eleitorais virtuais
Foto: Farol da Bahia
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador Roberto Maynard Frank, informou nesta quarta-feira (9), durante coletiva, que a coleta de dados biométricos continua suspensa em todos os cartórios eleitorais baianos. Devido à pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, a medida foi suspensa em 2020.
De acordo com o desembargador, o eleitor baiano não ficará impossibilitado de votar nas eleições de outubro por conta da biometria desde que regularize o título. A regularização não depende da coleta dos dados biométricos e, segundo ele, pode ser feita por meio do Núcleo de Atendimento Virtual ao Leitor (NAVE), ferramenta digital que disponibiliza uma série de serviços da Justiça Eleitoral da Bahia. A regularização do documento pode ser feita até 4 de maio.
Ampliação do sistema
Os serviços do NAVE serão ampliados a partir da próxima quinta-feira (10) para todos os baianos, segundo Roberto Maynard. A ferramenta, disponível apenas para moradores da capital baiana e região metropolitana, ficará disponível para todos os 417 municípios do estado.
O atendimento virtual do TRE-BA pode ser feito no site oficial ou pelo telefone (71) 3373-7000, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. No sistema NAVE, os eleitores também podem contar com uma atendente virtual (Maia). Desde que foi criado, em agosto de 2021, o sistema de atendimento virtual do órgão já realizou 20.155 mil atendimentos.