• Home/
  • Notícias/
  • Eleições /
  • Eleições 2022: Fachin se reúne com TREs do Sul e Centro-Oeste para discutir medidas de transparência
Eleições

Eleições 2022: Fachin se reúne com TREs do Sul e Centro-Oeste para discutir medidas de transparência

Presidente do TSE ressaltou importância da democracia no processo eleitoral

Por Da Redação
Ás

Eleições 2022: Fachin se reúne com TREs do Sul e Centro-Oeste para discutir medidas de transparência

Foto: Divulgação

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, se reuniu com os presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) das regiões Sul e Centro-Oeste nesta segunda-feira (11). No encontro, Fachin destacou as medidas adotadas recentemente pela Justiça Eleitoral para reforçar e ampliar a transparência do processo eleitoral nas eleições de outubro deste ano.

Entre as medidas, o ministro citou a disponibilização dos Boletins de Urna (BUs) em tempo real e o aumento na quantidade de urnas submetidas às auditorias dos sistemas eleitorais, durante a fase de preparação dos equipamentos e nos próprios Testes de Integridade. Todas as ações foram sugeridas por autoridades acadêmicas, especialistas da comunidade científica, equipe técnica do próprio Tribunal e integrantes da Comissão de Transparência das Eleições (CTE), criada em setembro de 2021 para dar maior visibilidade a todas as etapas do processo eleitoral.

“A Justiça Eleitoral é um patrimônio democrático imprescindível. Atacar a Justiça Eleitoral é atacar a democracia. O voto é secreto e o processo eletrônico de votação é seguro, transparente e auditável”, ressaltou o ministro, ao listar para os desembargadores presentes princípios que regem o processo democrático.

Presente no encontro, o assessor-chefe da Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação do TSE, Frederico Alvim, apresentou o Programa de Enfrentamento à Desinformação (PEED), o Programa de Fortalecimento Institucional a partir da Gestão da Imagem da Justiça Eleitoral (Profi) e a Frente Nacional de Enfrentamento à Desinformação (Frente). Os programas e a frente foram instituídos pelo Tribunal com o objetivo de fortalecer a imagem da Justiça Eleitoral perante o eleitorado e desmontar boatos que afetam a credibilidade das eleições brasileiras.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.