Eleições 2022: sem Moro, Bolsonaro sobe em pesquisa
Ex-presidente Lula mantém liderança, com 44% das intenções de voto
Foto: Agência Brasil
A primeira pesquisa Ipespe feita após a retirada das pré-candidaturas à Presidência da República do ex-juiz Sergio Moro (União Brasil) e do nome do ex-governador Eduardo Leite (PSDB) mostra um crescimento do presidente Jair Bolsonaro (PL) nas intenções de voto para a corrida eleitoral. O levantamento, no entanto, mantém o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança, com 44%, mesmo patamar da pesquisa anterior.
De acordo com os dados, divulgados nesta quarta-feira (6), Bolsonaro cresceu de 26% para 30% nas intenções de voto na disputa de outubro. Esse foi o maior percentual do presidente registrado até aqui. Também se beneficiam da saída do ex-juiz a candidatura de Ciro Gomes, que avança de 7% para 9%, a de João Doria, que passa de 2% para 3%, e a de Simone Tebet, que avança de 1% para 2%. Todas as oscilações dentro da margem de erro.
Os que não sabem, não responderam ou votaram nulo e branco saltaram 3 pontos percentuais com a saída de Moro, indo de 9% para 12%. Na pesquisa espontânea, Lula permanece à frente com 36%, mesmo número de março. Bolsonaro oscilou dois pontos para cima, e agora tem 27%, também a mais alta pontuação registrada por ele desde o início das aferições, em janeiro de 2020. A pesquisa aponta ainda que, um segundo turno entre Lula e Bolsonaro, Lula aparece com 53%, 20 pontos à frente do rival, que marca 33%. Há dez dias, a vantagem era de 54% a 31%.