Tecnologia

Eleições 2022: Twitter anuncia medidas de combate a fake news

Plataforma disponibiliza página de Moments específica e emojis exclusivos

Por Da Redação
Ás

Eleições 2022: Twitter anuncia medidas de combate a fake news

Foto: Reprodução/Pixabay

O Twitter anunciou nesta quarta-feira (20) um pacote de medidas para combater as notícias falsas durante as eleições deste ano. A etiqueta que denuncia tuítes como "Enganoso", vigente desde abril, levará agora para uma página de Moments específica sobre o tema, com conteúdos selecionados pela equipe de curadoria interna da plataforma.

Os conteúdos da página Moments são alguns dos recursos de "alfabetização midiática" que, segundo a empresa, visam ensinar o usuário a detectar fake news. Os próprios perfis oficiais do Twitter irão iniciar uma campanha com esse mesmo objetivo em agosto. No mesmo mês, será ativado um chatbot em parceria com a organização da sociedade civil Politize para tirar as principais dúvidas do público.  

Ainda de acordo com o Twitter, a identificação dos conteúdos enganosos será feita de maneira híbrida. Nesse caso, será feita por meio do algoritmo da empresa e por uma equipe de jornalistas, trabalhando 24 horas por dia, 7 dias da semana.

Emojis exclusivos

Para estimular a participação das pessoas nas conversas sobre as eleições e facilitar que debates sobre assuntos específicos sejam encontrados, o Twitter contará com três emojis ativados pelo uso de hashtags determinadas. 

A partir desta quarta-feira (20), um emoji aparecerá toda vez que as pessoas usarem as hashtags #Eleições2022, #VoteConsciente e #ProjetoEleição. Além disso, para os debates as hashtags usadas serão: #DebatesBR, #DebatesBrasil, #DebateBR e #DebateBrasil. Na votação: as conversas para a hora de votar terão um emoji ativado pelo uso das hashtags #BoraVotar, #EuVotei e #CONFIRMA.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário