Eleições 2024: pesquisa indica tendências de voto baseadas em alinhamento político com Lula e Bolsonaro
Cerca de 2.120 brasileiros responderam aos questionados feitos pela AtlasIntel
Foto: Rovena Rosa e Tomaz Silva/Agência Brasil
Uma pesquisa divulgada na sexta-feira (8), pela AtlasIntel, analisou a polarização política no cenário das eleições municipais no país e revelou uma disputa acirrada entre os eleitores, em relação ao alinhamento político de seus possíveis candidatos.
Dos entrevistados, 39,1% afirmaram preferir candidatos alinhados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), enquanto 37,8% manifestaram preferência por candidatos alinhados ao presidente Lula (PT).
Entre os eleitores que preferem Bolsonaro, 76% consideram o alinhamento político como muito importante na escolha de um prefeito, e 71% na escolha de um vereador. Já entre os eleitores de Lula, esses percentuais são de 59% e 55%, respectivamente.
A pesquisa também indagou aos eleitores polarizados se votariam em candidatos que não estivessem alinhados a Lula ou Bolsonaro. Entre os simpatizantes de Bolsonaro, 39,7% afirmaram que não votariam em candidatos não alinhados ao ex-presidente, enquanto 30,3% afirmaram que votariam desde que não fossem alinhados a Lula, e 30% garantiram que votariam em candidatos não alinhados.
Por sua vez, entre os simpatizantes de Lula, 44,3% afirmaram que votariam em outros candidatos desde que não fossem alinhados a Bolsonaro, 42,1% afirmaram que só votariam em candidatos alinhados ao petista, e 14,5% disseram que votariam em nomes não alinhados.
O estudo também revelou que apenas 23% dos eleitores não têm preferência por uma aliança política com Lula ou Bolsonaro, enquanto 40% se mostram disponíveis para votar em candidatos não alinhados.
Outro dado é que um candidato politicamente alinhado ao centro teria preferência entre os eleitores em um possível segundo turno, com 60,9% contra um candidato bolsonarista e 62,1% contra um candidato lulista.
O AtlasIntel ouviu 2.122 pessoas entre os dias 4 e 7 de março. O nível de confiança é de 95% e margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.