Eleições: abaixo-assinado é criado contra chapa Lula-Alckmin
Segundo texto, deve-se levar em consideração os atos cometidos pelo tucano durante governo em SP
Foto: Sebastião Moreira/Agência Brasil
Uma petição foi criada para que o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, não integre a chapa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), como vice-presidente nas eleições deste ano. O texto publicado aponta diversos motivos pelos quais Alckmin não deveria ser indicado.
“Absolutamente nada indica que entregar a vice a um golpista neoliberal seja necessário para ganhar as eleições”, argumenta o texto.
Ainda conforme os criadores, deve-se levar em consideração os atos cometidos pelo ex-governador contra os trabalhadores, servidores, negros e meio ambiente.
Confira na íntegra
"Considerando a necessidade de eleger Lula
Considerando a necessidade do governo Lula dar início a transformações profundas no Brasil.
Considerando que estas transformações vão enfrentar a oposição do bolsonarismo, do lavajatismo e do neoliberalismo.
Considerando que estas três forças reacionárias deram um golpe em 2016.
Considerando que estas três forças reacionárias participaram e aplaudiram e se beneficiaram da condenação, da prisão e da interdição de Lula em 2018.
Considerando que estas três forças reacionárias se aliaram para eleger Bolsonaro e apoiam o núcleo de seu programa de governo.
Considerando o papel estratégico do então vice-presidente Michel Temer em toda esta operação.
Considerando que Geraldo Alckmin participou e apoiou publicamente toda esta operação golpista e neoliberal.
Considerando que Geraldo Alckmin tem uma longa trajetória de combate às posições nacionais, democráticas, populares e desenvolvimentistas.
Considerando os atos cometidos nos governos de Alckmin contra os trabalhadores em geral, contra os servidores públicos, contra a saúde e a educação, contra a segurança pública, contra negros e negras, contra jovens e estudantes, contra os moradores da periferia, contra o meio ambiente.
Considerando que devemos zelar pela vida do companheiro Lula.
Considerando, finalmente, que absolutamente nada indica que entregar a vice a um golpista neoliberal seja necessário para ganhar as eleições.
Considerando tudo isto, nós abaixo assinados, filiados e simpatizantes do PT, cidadãos e cidadãs que vamos eleger Lula em 2022, demandamos ao Diretório Nacional do PT que:
1/informe ao país que a decisão sobre a vice será tomada pelo Partido, em encontro nacional, nos prazos previstos em lei e seguindo as determinações do estatuto do PT;
2/informe ao país que a vice de Lula será uma mulher ou um homem comprometido com o programa de reconstrução e transformação, pessoa de total confiança política e sem nenhum vínculo com o golpismo e o neoliberalismo, sob qualquer de suas formas."