Eleições: conselho aprova inscrição de substituto de Fernando Villavicencio
Registro de Christian Zurita foi anunciado pelo CNE
Foto: Reprodução/Redes Sociais
O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) do Equador aprovou, na última quarta-feira (16), Christian Zurita como candidato presidencial do Movimento Construye. Ele assume o lugar de Fernando Villavicencio, assassinado em 9 de agosto. A decisão foi comunicada pela presidente da CNE, Diana Atamaint, por meio das redes sociais.
“Por unanimidade e com base no relatório submetido à nossa apreciação, qualificamos a candidatura presidencial de Christian Zurita”, escreveu Atamaint. Na sequência, o Movimento Construye também publicou sobre a aprovação da candidatura: “Como disse o Fernando [Villavicencio]: agora é escolher entre o país e a máfia”.
Na terça-feira (15), o movimento correísta Revolución Ciudadana — força de esquerda ligada ao ex-presidente Rafael Correa — havia contestado a candidatura de Zurita. No documento apresentado ao Conselho Nacional Eleitoral, o movimento argumenta que o jornalista “está atualmente filiado a outra organização política”. No entanto, em sua decisão, o CNE indicou que “rejeitou a impugnação apresentada contra a candidatura, porque o candidato não é filiado ou aderido a nenhuma organização política”.