Política

Eleições: direita impulsiona candidaturas em 2024 e representa aumento de 42%

Disponibilidade de recursos financeiros para as campanhas favoreceu o aumento

Por Da Redação
Ás

Eleições: direita impulsiona candidaturas em 2024 e representa aumento de 42%

Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

O crescimento da direita no cenário político nacional, impulsionado pelo avanço no Congresso em 2022, se reflete nas eleições municipais deste ano. Apesar da vitória de Luiz Inácio Lula da Silva na presidência há dois anos, partidos conservadores foram os que mais ampliaram suas candidaturas em comparação com o pleito municipal de 2020. Siglas como PL, PRTB e Novo lançaram 59.257 candidatos para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador, representando um aumento de 42% em relação aos 41.787 registrados anteriormente, conforme levantamento exclusivo da Action Consultoria, obtido pelo jornal O GLOBO.

Embora os partidos de centro, liderados por MDB e PSD, ainda mantenham a maior fatia das candidaturas, esse bloco sofreu uma redução de 17%, passando de 201.153 para 165.535 candidatos. Já a esquerda, composta por PSOL e Rede, teve um aumento de 11%, enquanto a centro-esquerda, representada principalmente pelo PT, apresentou queda de 11%.

Um dos fatores que favoreceu o crescimento da direita foi a maior disponibilidade de recursos financeiros para as campanhas, impulsionada pelas regras de distribuição do fundo eleitoral. Como a verba pública destinada aos partidos é proporcional à representação no Congresso, o PL, que elegeu 99 deputados federais – o maior número desde 1998 – garantiu a maior fatia, com R$ 886 milhões, equivalente a 17% do fundo total.

Além disso, a filiação do ex-presidente Jair Bolsonaro ao PL impulsionou o partido nas eleições municipais. O número de candidatos do PL cresceu 33%, passando de 27 mil em 2020 para 36 mil em 2024. O partido domina o número de candidaturas a prefeito em estados como Espírito Santo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Mato Grosso, e figura em segundo lugar em Goiás, estados onde Bolsonaro venceu no segundo turno da eleição presidencial de 2022.

Nas capitais, candidaturas do PL lideram isoladamente em Aracaju, com Emília Corrêa, e em Maceió, onde João Henrique Caldas (JHC) busca a reeleição. O partido também aparece com vantagem em disputas acirradas em cidades como Rio Branco, Belém, Fortaleza e Cuiabá. No entanto, em cidades como Belo Horizonte, João Pessoa, Manaus, Rio de Janeiro, Recife, Vitória e Goiânia, os candidatos do PL aparecem atrás nas pesquisas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário