• Home/
  • Notícias/
  • Eleições /
  • Eleições: entenda se crianças podem ou não acompanhar seus pais ou responsáveis na hora de votar
Eleições

Eleições: entenda se crianças podem ou não acompanhar seus pais ou responsáveis na hora de votar

O primeiro turno das eleições de 2022 ocorre neste domingo (22)

Por Da Redação
Ás

Eleições: entenda se crianças podem ou não acompanhar seus pais ou responsáveis na hora de votar

Foto: Abdias Pinheiro/Secom/TSE

O primeiro turno das eleições de 2022 ocorre no domingo (2), e todos aqueles com mais de 18 anos que moram no Brasil devem comparecer às urnas para votar em presidente, governador, senador, e deputados estaduais e federais. A partir disto, podem surgir dúvidas em torno do processo. Uma delas é se crianças podem ou não acompanhar seus pais ou responsáveis na hora de votar.

A resposta é que não há nenhuma lei que proíba crianças de qualquer idade de irem com os pais às urnas durante as eleições. Há limites. contudo. "Se houver interferência ao funcionamento da seção eleitoral ou prejuízo ao sigilo do voto, caberá ao presidente da mesa receptora limitar o acesso ou orientar os pais", explica o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Santa Catarina.

Na prática, quem determina o que é permitido ou não dentro da seção eleitoral é o mesário, a maior autoridade dentro da sala. Isso explica porque alguns locais permitem que a criança acompanhe seu responsável até a urna e outros não autorizam a sua entrada na área reservada.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.