Eleições

Eleições no Brasil são 'integras', afirma Edson Fachin

Segundo o ministro, processo eletrônico de votação é 'reconhecidamente seguro'

Por Da Redação
Ás

Eleições no Brasil são 'integras', afirma Edson Fachin

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Edson Fachin afirmou nesta segunda-feira (2) que o processo eletrônico de votação é "reconhecidamente seguro" e que as eleições no Brasil são "íntegras". As declarações foram realizadas em discurso para integrantes do Observatório da Transparência das Eleições.

"O Brasil tem eleições íntegras. O voto é secreto, e o processo eletrônico de votação, conquanto sempre suscetível de aprimoramentos, é reconhecidamente seguro, transparente e auditável", declarou. Logo após ele afirmou que "são imprescindíveis paz e segurança nas eleições porquanto não há paz sem tolerância e sem respeito mútuo".

"O TSE norteia-se por premissas técnicas, mas elas estão imbricadas às premissas democráticas inafastáveis, inegociáveis, que nos animam", afirmou o presidente do TSE, que disse ainda que atacar a Justiça Eleitoral é atacar a própria democracia.

Para finalizar, Fachin disse que s normas para as eleições de 2022 já estão definidas, tanto a legislação aprovada pelo Congresso quanto as regras internas do tribunal.

"O quadro para este ano eleitoral, nada obstante, já está definido, e assim se fez dentro da Constituição, com leis e decisões do Congresso Nacional, e com as regulamentações deste Tribunal cujo prazo expirou em 5 de março último", ponderou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário