Eleições: seis dos deputados mais votados apoiam Lula e quinze, Bolsonaro
Apenas seis deputados federais decidiram se manter neutros
Foto: Reprodução / Redes Sociais
Na disputada ao Palácio do Planalto, os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) contam com o apoio de seis e quinze, respectivamente, dos deputados federais mais votados nas eleições deste ano. Apenas seis dos deputados federais optaram por se manterem neutros.
Entre os que aderiram à candidatura de Lula, há destaque para Guilherme Boulos (Psol), que foi campeão em São Paulo e o segundo mais votado do Brasil, com 1.001.472 de votos. No Rio de Janeiro, há Daniela do Waguinho (União Brasil), mulher de Waguinho, prefeito de Belford Roxo (RJ) e presidente do União Brasil no Rio de Janeiro, com 213.706 votos. Lula realizou atos de campanha ao lado do casal na última semana.
No Espírito Santo, o mais votado foi Helder Salomão (PT), companheiro de partido de Lula que recebeu 120.337 votos. No Nordeste, há três eleições destaque que apoiam o petista: Otto Filho (PSD), da Bahia, que é filho do senador Otto Alencar (PSD) e recebeu 200.909 votos; Júlio César (PSD), do Piauí, que teve 134.353 votos; e Natália Bonavides (PT), do Rio Grande do Norte, com 157.565 votos.
Entre os apoiadores da reeleição de Jair Bolsonaro (PL), o grande destaque é para Nikolas Ferreira (PL), deputado federal mais votado do Brasil em 2022 e da história de Minas Gerais, com 1.492.047 de votos. Bolsonaro tem o apoio dos deputados mais votados de todos os estados do Sul e do Centro-Oeste. Entre eles estão o ex-procurador Deltan Dallagnol (Podemos) e a deputada Bia Kicis (PL), campeões de votos no Paraná e no Distrito Federal, respectivamente.
Embora tenha perdido para Lula no Nordeste, o atual mandatário tem o apoio dos mais votados de quatro estados da região: Pernambuco (André Ferreira, do PL), Ceará (André Fernandes, do PL), Maranhão (Detinha, também do PL) e Alagoas (o presidente da Câmara, Arthur Lira, do PP).