Eleições: TSE mostrará resoluções para vulnerabilidades encontradas na urna

A ação será realizada nos dias 11, 12 e 13 de maio

Por Da Redação
Ás

Eleições: TSE mostrará resoluções para vulnerabilidades encontradas na urna

Foto: Abdias Pinheiro/Secom/TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que pretende mostrar as resoluções para todas as vulnerabilidades encontradas nas urnas durante o Teste Público de Segurança do Sistema Eletrônico de Votação (TPS), realizado em novembro de 2021.

A ação será realizada nos dias 11, 12 e 13 de maio, quando a Corte Eleitoral pretende mostrar todos os aperfeiçoamentos aos especialistas. Também serão realizados últimos testes antes do mês de outubro, quando ocorrem as eleições.

O TPS é realizado desde 2009, com o objetivo de indicar formas de correção e aperfeiçoamento das urnas. Cerca de 140 especialistas já participaram do TPS. Todos sem qualquer ligação com a Justiça Eleitoral, apenas atuando de forma colaborativa.

A criptografia das teclas do terminal de votação e o sistema de áudio para pessoas com deficiência visual foram algumas das melhorias implementadas a partir das análises.

O Teste de Confirmação, que ocorrerá de 11 a 13 de maio, contará com os investigadores que participaram do TPS realizado de 22 a 27 de novembro de 2021. O objetivo central é conferir se as soluções aplicadas pela equipe foram suficientes.

O TSE, no entanto, afirma que nenhum deles conseguiu quebrar, mesmo com o código-fonte aberto, barreira que permitisse o acesso, de fato, às urnas.

A Corte Eleitoral publicará toda a documentação e as conclusões produzidas pela Comissão Avaliadora do TPS 2021 em 30 de maio. Em 12 de setembro, termina o prazo para que os sistemas eleitorais e programas de verificação desenvolvidos pelas entidades fiscalizadoras sejam lacrados, mediante apresentação, compilação, assinatura digital e guarda das mídias pelo TSE em Cerimônia de Assinatura Digital e Lacração dos Sistemas.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.