Eleitor de Ciro desaprova Congresso e observa interesse eleitoral de Bolsonaro em ajudas, diz Datafolha
A pesquisa, que contou com 2.556 pessoas acima de 16 anos, foi realizada nos dias 27 e 28 de julho
Foto: Reprodução/Agência Brasil
Uma pesquisa realizada pelo Datafolha revelou que os eleitores que pretendem votar em Ciro Gomes (PDT) são os que mais desaprovam o trabalho do Congresso Nacional atual. Com relação ao Supremo Tribunal Federal (STF), eles descrevem a atuação dos ministros como regular.
Como destacou a grande maioria dos apoiadores do pedetista, o aumento do Auxílio Brasil de R$ 400 para R$ 600 e a criação de novos benefícios sociais pelo governo até o fim do ano foram planejados para ganhar votos para Jair Bolsonaro (PL), e não só para ajudar as pessoas.
O levantamento também mostra que os apoiadores de Ciro tiveram menos dificuldades para colocar comida no prato nos últimos meses do que os adeptos de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), porém mais do que os adeptos do presidente.
Parte desse grupo não acredita que o atual mandatário tentará dar um golpe de Estado, e a maioria deposita confiança nas urnas. O ex-governador registra mais aderência entre brancos, mais escolarizados e com renda mais elevada.
A pesquisa Datafolha contou com 2.556 pessoas acima de 16 anos em 183 cidades de todo o país. A margem de erro total é de dois pontos percentuais. Ela foi realizada nos dias 27 e 28 de julho, por solicitação da Folha, e está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-01192/2022.