Eleitores de Ruy Barbosa vão às urnas para escolher prefeito neste domingo
Votação regular, em 2024, foi desconsiderada depois do prefeito ter a candidatura indeferida. Mais de 23 mil pessoas devem ir aos locais de votação

Foto: Prefeitura Ruy Barbosa
A eleição suplementar para a Prefeitura de Ruy Barbosa, cidade do interior da Bahia, ocorre neste domingo (6), seis meses depois do pleito do ano passado ser indeferido devido a inelegibilidade do candidato mais votado.
A cidade conta com 23.883 eleitores aptos para votação. Destes, 22.531 poderão usar biometria ao registrar o voto, o que chega a 94,34% do total. Os outros não cadastraram o recurso. As sessões iniciam às 8h e fecham às 17h.
Ao todo, 89 urnas eletrônicas serão utilizadas no município. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), 79 estarão nas seções eleitorais e 10 ficarão na contingência, aptas para substituir algum equipamento que apresente problemas no decorrer da votação.
No sábado (5), os servidores do TRE-BA realizaram a preparação das urnas, com auditoria dos equipamentos. Além do teste de integridade, que simula uma votação em ambiente controlado, ainda foi impresso o relatório da zeréssima, documento que assegura que nenhum voto foi protocolado antes da abertura da votação.
O cargo é concorrido entre dois candidatos: o médico Dr. George (PSD) e a vereadora Eridan de Bonifácio (MDB), que é esposa do ex-prefeito Bonifácio (MDB), julgado inelegível pelo TRE.