Eletrobras Chesf ajusta vazões no Rio São Francisco durante período seco
Ajustes fazem parte de uma programação regular destinada a controlar os níveis de armazenamento de água
Foto: André Schuler
Com a Bacia do Rio São Francisco atualmente atravessando seu período seco, que dura até novembro, a Eletrobras Chesf iniciou, nesta segunda-feira (12), um aumento gradual da defluência no reservatório da Usina Hidrelétrica de Sobradinho, na Bahia. A vazão, que estava em 1.100 metros cúbicos por segundo (m³/s), passará a um patamar médio mensal de 1.320 m³/s.
A Usina de Xingó, em Alagoas, também terá um ajuste, com a vazão subindo de 1.150 m³/s para 1.170 m³/s até nova avaliação. Para setembro, está prevista uma média mensal de 1.300 m³/s em Sobradinho e 1.000 m³/s em Xingó.
Esses ajustes fazem parte de uma programação regular destinada a controlar os níveis de armazenamento da Usina Luiz Gonzaga, em Pernambuco, que atualmente está com 83,31% de sua capacidade. O reservatório de Sobradinho, por sua vez, opera com 60,14% de seu volume útil no início de agosto.
A situação hidrológica da bacia é monitorada constantemente, e as vazões podem ser ajustadas conforme a demanda do Sistema Interligado Nacional (SIN), em um processo coordenado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), seguindo a regulamentação vigente.
Qualquer alteração nas vazões será comunicada por SMS. Interessados em receber atualizações sobre a UHE Xingó devem enviar a palavra "RIO" para o número 27569. Já para informações sobre a UHE Sobradinho, enviar "SOBRADINHO" para o mesmo número.