• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Eletrobras Chesf ajusta vazões no Rio São Francisco durante período seco
Brasil

Eletrobras Chesf ajusta vazões no Rio São Francisco durante período seco

Ajustes fazem parte de uma programação regular destinada a controlar os níveis de armazenamento de água

Por Da Redação
Ás

Eletrobras Chesf ajusta vazões no Rio São Francisco durante período seco

Foto: André Schuler

Com a Bacia do Rio São Francisco atualmente atravessando seu período seco, que dura até novembro, a Eletrobras Chesf iniciou, nesta segunda-feira (12), um aumento gradual da defluência no reservatório da Usina Hidrelétrica de Sobradinho, na Bahia. A vazão, que estava em 1.100 metros cúbicos por segundo (m³/s), passará a um patamar médio mensal de 1.320 m³/s.

A Usina de Xingó, em Alagoas, também terá um ajuste, com a vazão subindo de 1.150 m³/s para 1.170 m³/s até nova avaliação. Para setembro, está prevista uma média mensal de 1.300 m³/s em Sobradinho e 1.000 m³/s em Xingó.

Esses ajustes fazem parte de uma programação regular destinada a controlar os níveis de armazenamento da Usina Luiz Gonzaga, em Pernambuco, que atualmente está com 83,31% de sua capacidade. O reservatório de Sobradinho, por sua vez, opera com 60,14% de seu volume útil no início de agosto.

A situação hidrológica da bacia é monitorada constantemente, e as vazões podem ser ajustadas conforme a demanda do Sistema Interligado Nacional (SIN), em um processo coordenado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), seguindo a regulamentação vigente.

Qualquer alteração nas vazões será comunicada por SMS. Interessados em receber atualizações sobre a UHE Xingó devem enviar a palavra "RIO" para o número 27569. Já para informações sobre a UHE Sobradinho, enviar "SOBRADINHO" para o mesmo número.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.