Bahia

Elevador do Taboão se torna atrativo turístico na capital baiana

Avanço da vacinação tem proporcionado a retomada das atividades no município

Por Da Redação
Ás

Elevador do Taboão se torna atrativo turístico na capital baiana

Foto: Divulgação

O avanço da vacinação contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, tem proporcionado a retomada das atividades turísticas na capital baiana. Duas semanas após o início do funcionamento, o Elevador do Taboão, por exemplo, tem recebido um grande número de visitantes e se tornou um atrativo turístico e de mobilidade para toda a população de Salvador. Completamente recuperado, o elevador é um dos meios de transporte que podem ser utilizados para fazer a ligação entre o Pelourinho e o Comércio.

Além disso, o equipamento, que foi reativado depois de ficar 60 anos parado, possui áreas com mesas, uma horta florestal suspensa, cabines totalmente modernas e uma placa contendo toda a história do local. Morador da capital baiana, Roberto Barreto, de 70 anos, conheceu o elevador ainda criança. “Ficou infelizmente parado por muito tempo, mas essa revitalização valeu a pena, o elevador está lindo e é como uma nova opção de locomoção para toda a população”, disse o aposentado.

A pesquisadora de opinião Reijane Pereira, de 47 anos, ressaltou a importância que a revitalização do patrimônio histórico tem na vida de toda a população. “Revitalizar é reconstruir e valorizar, respeitando a história. Esse presente certamente trará mais segurança e valorização para o Centro Histórico”, afirmou. 

Em visita à Salvador para conhecer os principais pontos turísticos e históricos, o publicitário paulista Rodrigo Sicheroli, de 42 anos, foi conferir o elevador do Taboão. “Está sendo gratificante conhecer a história da cidade e ver a revitalização que está sendo feita nos equipamentos históricos”, destacou.

Funcionamento 

A cabine do elevador tem capacidade para até 14 pessoas, mas devido à pandemia estão sendo transportadas apenas oito pessoas por vez, seguindo os protocolos de segurança. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sendo o acesso gratuito por período indeterminado. Os usuários também podem levar uma bicicleta por viagem nas cabines, o que permitirá uma locomoção ainda mais confortável e segura, evitando as ladeiras que interligam as regiões. 

História

Inaugurado em 19 de janeiro de 1896 pela companhia Linha Circular de Carris da Bahia, o Elevador do Taboão foi símbolo da modernização e marco da arquitetura em ferro na Bahia no final do século XIX. O equipamento chegou a ser conhecido na cidade como “A Balança” e teve grande importância, ligando locais de moradia e de trabalho, oferecendo maior rapidez e facilitando a circulação da população. Na época, ele funcionava diariamente, das 6h às 11h, custando 100 réis a passagem. As operações duraram 65 anos até que a desativação ocorresse, em 1959,  em um processo que deu início à degradação do ascensor.

Agora, com a reativação em 2021, a expectativa é que o Elevador do Taboão se torne um novo cartão postal da cidade, contribuindo não apenas para a mobilidade dos pedestres como, também, para impulsionar o turismo e economia local.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário