• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Em 14 meses de mandato, Lula é alvo de 19 pedidos de impeachment na Câmara

Em 14 meses de mandato, Lula é alvo de 19 pedidos de impeachment na Câmara

Presidente se destaca com o maior número de solicitações desse tipo nos primeiros um ano e dois meses de gestão

Por Da Redação
Ás

Em 14 meses de mandato, Lula é alvo de 19 pedidos de impeachment na Câmara

Foto: Agência Brasil

Desde que assumiu o terceiro mandato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem sido alvo de 19 pedidos de impeachment. O mais recente é motivado pelas críticas às ações de Israel no confronto na Faixa de Gaza. Do total, dois pedidos foram arquivados e os 17 restantes permanecem sob análise da Câmara dos Deputados.

Com esse número de pedidos, Lula se destaca como o presidente com o maior número de solicitações desse tipo nos primeiros um ano e dois meses de gestão, acumulando mais que o dobro do que tinha o ex-presidente Jair Bolsonaro no mesmo período.

Nos primeiros quatorze meses de mandato, foram feitas sete solicitações de impeachment contra Bolsonaro. Apesar do número inferior, o antecessor de Lula é o recordista de denúncias desse tipo, somando 158 requerimentos.

Até mesmo presidentes que enfrentaram impeachment tiveram menos pedidos apresentados no primeiro ano de seus mandatos. Por exemplo, no caso de Dilma Rousseff (2011-2016), não houve nenhum registro no primeiro ano de seu mandato. Já Fernando Collor (1990-1992) enfrentou duas denúncias durante o mesmo período. No total, Dilma acumulou 68 requerimentos contra ela, enquanto Collor foi alvo de 29.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.