• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Em Abu Dhabi, Lula diz que decisão sobre guerra na Ucrânia 'foi tomada por dois países'
Mundo

Em Abu Dhabi, Lula diz que decisão sobre guerra na Ucrânia 'foi tomada por dois países'

Presidente repetiu que a paz é a melhor forma para restabelecer um processo de conversação entre Rússia e Ucrânia

Por Da Redação
Ás

Em Abu Dhabi, Lula diz que decisão sobre guerra na Ucrânia 'foi tomada por dois países'

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) repetiu que deveria ser realizada uma negociação da paz entre a Rússia e Ucrânia. O mandatário brasileiro disse, em entrevista à imprensa em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, que pretende envolver os países da América Latina nesse contexto. 

Lula afirmou que a construção da guerra foi mais fácil do que será a saída dela. "A decisão da guerra foi tomada por dois países. E, agora, estamos tentando construir um grupo de países que não tem nenhum envolvimento com a guerra, que não querem a guerra, que desejam construir paz no mundo, para conversarmos tanto com a Rússia quanto com a Ucrânia. Mas, também, nós também temos que ter em conta que é preciso conversar também com os Estados Unidos e com a União Europeia”, disse. 

Segundo Lula, a situação está cada vez mais difícil e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, não tomam uma iniciativa de paz. 

“A Europa e os Estados Unidos terminam dando contribuição para a continuidade dessa guerra. Acho que nós temos que sentar numa mesa e dizer: chega. Vamos conversar porque a guerra nunca trouxe e nunca trará benefício para a humanidade. Fiquei muito feliz com a visita do presidente Macron para conversar com o Xi Jinping. É muito importante que as pessoas comecem a discutir a questão de paz”, concluiu o presidente.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário