Em agenda na Bahia, Lula diz que 2025 será o ano da ‘colheita’ e de ‘derrotar a mentira’
Essa é a segunda viagem do presidente da República após receber autorização médica
Foto: Ricardo Stuckert/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (7), durante agenda na Bahia, que 2025 será o ano da colheita das políticas e medidas implementadas nos dois últimos anos. De olho na reeleição em 2026, o petista disse que o momento também é de trabalhar para "derrotar a mentira" e fortalecer a democracia.
"Esse será o ano para fortalecer a democracia. Vamos derrotar a mentira, a farsa e a fake news. Nós queremos discutir com o povo brasileiro a melhoria da qualidade de vida e uma democracia cada vez mais forte. [...] O Brasil é dos Brasileiros", afirmou o presidente.
As críticas de Lula às fake news costumam ter como alvo o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que também faz comparações frequentes entre as duas gestões. As declarações mais incisivas do petista fazem parte da nova estratégia de comunicação adotada pelo novo ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Sidônio Palmeira.
Na ocasião, Lula também negou que já tenha iniciado a campanha à reeleição e disse que este ano entregará mais políticas públicas do que nos dois primeiros anos deste mandato.
Agenda na Bahia
Lula esteve em Paramirim, no sudoeste da Bahia, para anunciar investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na área de segurança hídrica do estado, acompanhado do ministro da Casa Civil, Rui Costa, do ministro das Cidades, Jader Filho, do governador Jerônimo Rodrigues (PT) e outros aliados.
Na ocasião, Lula entregou a primeira etapa da Adutora da Fé, em Bom Jesus da Lapa, e o sistema de esgotamento de Paramirim. Além disso, assinou a Ordem de Serviço para o início das obras da barragem do Rio da Caixa e do Canal do Sertão Baiano.
Essa é a segunda viagem de Lula após receber autorização médica. Desde o acidente doméstico no Palácio da Alvorada, em outubro de 2024, o petista vinha seguindo recomendações para evitar viagens de avião.
LEIA MAIS:
•Presidente Lula realiza nova tomografia e está autorizado para viagens e atividade física
•Jerônimo Rodrigues relaciona questões de saúde de Lula ao aumento da desaprovação do presidente
•Rui Costa minimiza pesquisa sobre desempenho e popularidade do presidente Lula