• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Em ato contra garimpo, indígenas jogam lama contra Ministério da Minas e Energia
Brasil

Em ato contra garimpo, indígenas jogam lama contra Ministério da Minas e Energia

PL, motivo da revolta, autoriza mineração e construção de hidrelétricas em terras indígenas

Por Da Redação
Ás

Em ato contra garimpo, indígenas jogam lama contra Ministério da Minas e Energia

Foto: Adi Spezia /Cimi

Durante ato "Ouro de Sangue" nesta segunda-feira (11), indígenas atiraram lama contra o prédio do Ministério de Minas e Energia (MME). A manifestação, que reuniu aproximadamente 7.000 indígenas, é contra o aumento dos garimpos em territórios indígenas.

No ato, os indígenas carregaram grandes caixas para simbolizar o ouro garimpado e jogaram lama e tinta vermelha na calçada do prédio da pasta.

A manifestação reivindica o PL 191/2020, atualmente em tramitação na Câmara dos Deputados, que visa permitir a mineração e a construção de hidrelétricas nas terras indígenas.

A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Abib) aponta que a aprovação do projeto poderá aumentar tanto o desmatamento, como também as invasões nos territórios e a violência contra os povos indígenas.

A manifestação foi organizada como parte da programação do Acampamento Terra Livre (ATL), que deve estar em Brasília até o dia 14 de abril. A ação tem o tema “Retomando o Brasil: Demarcar Territórios e Aldear a Política”.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário