Em Brasília, Adolfo Menezes deve se reunir com Otto e Rui para discutir impasses na eleição da ALBA
Nome para 1ª vice-presidência e pressão para presidente desistir da reeleição estão em pauta
Foto: Farol da Bahia
O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), Adolfo Menezes (PSD), foi a Brasília nesta terça-feira (14) para acompanhar, ao lado do governador Jerônimo Rodrigues (PT), a posse do novo ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Sidônio Palmeira. A cerimônia foi conduzida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no Palácio do Planalto.
Nos bastidores, há expectativa de que Adolfo se reúna com o senador e presidente estadual do PSD, Otto Alencar, e o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), para discutir o nome que ocupará o cargo mais disputado na eleição da Mesa Diretora da ALBA, marcada para 3 de fevereiro: a 1ª vice-presidência.
Entre os nomes cotados estão o líder do governo na Casa, Rosemberg Pinto (PT), e os aliados do PSD Ivana Bastos e Angelo Filho.
LEIA MAIS:
•Adolfo Menezes nega acordo para reeleição e defende consenso para escolha do 1° vice-presidente
•Jerônimo, Wagner e Otto discutirão 1ª vice-presidência da ALBA, diz Adolfo Menezes
Adolfo busca evitar uma disputa entre os aliados pelo posto. O cargo tem ganhado destaque devido à insegurança jurídica envolvendo o terceiro mandato de Adolfo, que pode ser anulado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Pressão para Adolfo recuar da reeleição
Embora a reeleição de Adolfo conte com amplo apoio entre os deputados estaduais, circula nos bastidores um movimento para que ele desista da candidatura. Essa possibilidade visa evitar um confronto dentro da base governista entre Angelo Filho e Rosemberg Pinto pela primeira vice-presidência.
Com a eventual saída de Adolfo, surgem como opções os nomes de Ivana Bastos e Alex da Piatã, ambos do PSD, para ocupar a presidência da Casa.
Ivana, deputada mais votada na Bahia em 2022, já tentou presidir a Casa em 2023, mas não conseguiu o apoio necessário na ocasião. Caso Adolfo recuse a reeleição e Ivana não se viabilize, o senador Angelo Coronel (PSD) também estaria interessado em lançar Angelo Filho para a presidência da ALBA.