Em busca da reeleição, Arthur Lira planeja criar novas comissões na Câmara
Atualmente, a Casa conta com 25 grupos permanentes
Foto: Reprodução/Agência Brasil
Candidato à reeleição para a Presidência da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) avalia a ampliação de comissões permanentes da Casa em um novo mandato e estuda a criação de colegiados para obter mais apoio na votação que vai estabelecer quem vai comandar a Câmara até 2024. O pleito acontece na próxima semana, 1º de fevereiro.
Em conversa com outros parlamentares nos últimos dias, o presidente da Casa indicou que pode criar até cinco novos colegiados. O objetivo das novas comissões seria fornecer mais espaço a partidos que contam com poucos deputados.
As legendas que têm as menores bancadas geralmente não tem protagonismo na Câmara e, muitas vezes, não participam dos colegiados mais importantes da Casa, assim como não recebem cargos na Mesa Diretora.
Atualmente, a Câmara conta com 25 comissões permanentes. Lira pretende desmembrar alguns dos colegiados para que temas de maior relevância pública tenham uma comissão exclusiva, como a saúde, assunto que hoje é uma atribuição da Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF). Os temas dos demais grupos ainda estão sendo analisados por Lira.