Em busca de inédita vaga nas semifinais da Copa do Brasil, Bahia encara Fluminense no Rio
Tricolor baiano precisa de simples empate para avançar de fase

Foto: Letícia Martins/EC. Bahia
Chegou o dia em que o Bahia pode fazer história. Nesta quarta-feira (10) no Maracanã, diante do Fluminense, o Tricolor pode pela primeira vez chegar em uma semifinal de Copa do Brasil. Para que isso aconteça, basta empatar com o Tricolor carioca que seguirá para próxima fase. A bola rola às 19h (de Brasília).
Conseguir a classificação diante do Fluminense não será nada fácil para o Bahia, principalmente se levar em consideração o histórico de confrontos entre as duas equipes no Maracanã. O Esquadrão não vence os cariocas há 14 anos. O último triunfo aconteceu no Brasileiro de 2011, quando venceu o time das Laranjeiras por 1 a 0. Desde então, perdeu seis e empatou quatro.
Confira a sequência de vitórias recentes do Fluminense sobre o Bahia:
Fluminense 2 x 0 Bahia — Maracanã — Brasileirão 2019
Fluminense 1 x 0 Bahia — Maracanã — Brasileirão 2020
Fluminense 2 x 0 Bahia — Maracanã — Brasileirão 2021
Fluminense 2 x 1 Bahia — Maracanã — Brasileirão 2023
Fluminense 1 x 0 Bahia — Maracanã — Brasileirão 2024
Desfalques importantes e retorno de Selecionável
Como preservou os principais jogadores das duas finais da Copa do Nordeste, o técnico Rogério Ceni deve ter um time mais descansado, mas também cheio de desfalques para a partida de logo mais.
Os desfalques mais conhecidos são os do volante Caio Alexandre, dos atacantes Erick Pulga e Ademir, todos ainda se recuperando de lesões, e mais recentemente o Tricolor também perdeu o atacante Lucho Rodríguez, negociado com o futebol saudita.
O lateral Santiago Arias, que esteve com a Seleção da Colômbia durante as Eliminatórias para Copa não conseguirá se juntar à equipe à tempo para o jogo contra o Fluminense. Situação diferente da de Jean Lucas, que atuou na última terça-feira contra a Bolívia, mas já se encontrou com a delegação do Bahia e está a disposição de Rogério Ceni para o duelo. A dúvida só é se ele começará o jogo entre os titulares.
A provável escalação do Bahia para a partida deve ser a seguinte:
Ronaldo; Gilberto, David Duarte, Ramos Mingo e Luciano Juba; Acevedo, Rodrigo Nestor (Jean Lucas) e Everton Ribeiro; Kayky, Cauly e Willian José.
Com mais tempo para descansar do que o Bahia, o Fluminense aproveitou a pausa para Data Fifa e deve ir à campo com força máxima. O único desfalque do Tricolor das Laranjeiras é o lateral-direito Samuel Xavier, que se lesionou na partida de ida e não se recuperou a tempo. O resto do time deve ser o mesmo que encarou o Esquadrão na Fonte Nova.
A provável escalação do Fluminense para a partida deve ser a seguinte:
Fábio, Guga, Thiago Silva, Freytes e Renê; Hércules, Martinelli e Nonato; Serna, Canobbio e Everaldo.
Além de garantir uma vaga nas semifinais da Copa do Brasil, o classificado embolsará a quantia de R$ 9.922.500.