Michel Telles

Em Cachoeira, Feira Preta inaugura Casa PretaHub, com foco no empreendedorismo

Aos detalhes...

Por Michel Telles
Ás

Em Cachoeira, Feira Preta inaugura Casa PretaHub, com foco no empreendedorismo

Foto: Divulgação

A NIVEA, marca nº 1 de cuidados com a pele*, iniciou, neste ano, a sua jornada de propósito O Toque que Transforma e Inspira Conexões com o apoio a ONGs e projetos para promover transformação social e impactar a vida de milhares de pessoas no Brasil. Em iniciativa com a Pretahub, organização aceleradora do empreendedorismo negro, a marca é uma das parceiras na inauguração da nova Casa Pretahub, na cidade de Cachoeira, no Recôncavo Baiano. Localizada no centro, o espaço tem foco em transformação digital de negócios criados por empreendedores negros.
 

Em sua jornada de propósito, NIVEA deseja promover uma transformação no Brasil, levando o toque em forma de apoio a projetos sociais para comunidades que mais precisam de cuidado, transformando essas entidades em amplificadoras do toque humano e potencializando a capacidade que têm de levar o cuidado adiante a três públicos prioritários: mulheres negras da periferia, idosos e cuidadores e pessoas LGBTQIA+, com foco na comunicado trans.
 

"Estamos muito felizes em dar este primeiro passo com a Pretahub. Nosso propósito é cuidar das pessoas através do toque, empoderar e enaltecer o empreendedorismo da comunidade negra e temos certeza que a Casa Pretahub será um espaço para muita inovação e criatividade para os baianos. Estamos ansiosos para ver grandes projetos nascendo nesta casa, que foi pensada com muito carinho", comenta Andréa Bó, diretora de Marketing da NIVEA. A marca também é apoiadora do Afrolab, um programa de apoio, promoção e impulsionamento do afroempreendedorismo, por meio do Afrolab Digital, que terá atividades para as áreas de economia criativa. A metodologia dá suporte e capacitação aos negócios desde sua idealização e origem até o escoamento final dos produtos e serviços. Haverá, ainda, a formação imersiva de turmas com foco em mulheres pretas que atuam no desenvolvimento de produtos a partir de práticas manuais e em pessoas negras LGBTQIA+.

Com 800 m², a Casa PretaHub baiana possui estúdio de foto e vídeo feito em parceria com o Facebook e o estúdio de áudio, em construção para gravação de música e podcasts, feitos em parceria com o Instituto Alok, cozinha compartilhada, biblioteca, área de exposições, loja colaborativa apresentada pelo Mercado Livre, café e salas para workshops e ambientes que podem ser ocupados por profissionais autônomos e empresas. A grande novidade do projeto encabeçado por Adriana Barbosa, fundadora da Feira Preta, maior evento de cultura negra da América Latina, é o espaço para hospedagem. O casarão possui seis quartos prontos para receber artistas, criativos e inventivos para a experiência de residência artística de todo o Brasil.
 

"Inaugurar a Casa PretaHub na Bahia, maior comunidade de negros e negras fora do continente africano, é a realização de um sonho. Neste ano, a Feira Preta realiza sua 20ª edição, e neste período, com o hub de inventividade preta, a PretaHub, desenvolvemos diversos programas com intuito de impulsionar os afroempreendedores. A casa é a personificação de tudo o que já desenvolvemos e dá um lastro permanente. É um espaço que permite o apoio a esses profissionais desde o processo criativo até o escoamento dos projetos. Tudo isso resgatando a nossa ancestralidade e dando todas as ferramentas para as potências pretas", diz Adriana.
 

Espaço para o afroempreendedorismo

A estrutura possui um modelo de negócio híbrido que mescla serviços e reservas tanto gratuitas como pagas. Por exemplo, as reservas podem ser feitas sem custo no site da PretaHub, mas a utilização do espaço possui limitação de tempo. Caso queiram utilizá-lo por mais horas ou dispor do auxílio de um técnico de som, uma produtora, entre outros serviços, há um custo. A mão de obra oferecida é fornecida 100% por empreendedores negros alocados no espaço.
 

Espaço para manifestações artísticas, não poderia faltar ocupação para construção dos detalhes do casarão. A PretaHub contou com seis artistas, três locais, Marcos da Mata, Maria Struduth e Eloisa França, e três externos, Mozana Amorim, de Salvador (BA), Francine Moura, de Angra dos Reis (RJ), e Ramo, de São Paulo (SP), que ocuparam a estrutura durante dez dias, período em que Adriana e Danielle Almeida fizeram um Afrolab especial com eles. Os artistas foram responsáveis pelas pinturas no interior do imóvel. Para entender melhor a cultura local, vários locais tradicionais da cidade e do entorno foram visitados, como a Casa de Cerâmica, a fábrica de charutos, além de algumas personalidades históricas da cidade e um quilombo que tem no município. Essas imersões possibilitaram que os artistas sentissem e vivenciassem o Recôncavo Baiano, o que fez com que cada obra retratasse a Bahia como ela é. Além da NIVEA, a Casa Pretahub de Cachoeira também conta com apoio de outras empresas, como Suvinil, do Facebook, da Diageo e do Mercado Livre, e fortalecimento Institucional do Institutos Alok e ACP, e da Fundação Tide Setubal.
 

Liderado por Eliana Gonzaga de Jesus, prefeita de Cachoeira e primeira mulher negra eleita, o município baiano conhecido por ‘Cidade Heróica’ conta com 33.470 mil habitantes e é uma das principais referências da cultura baiana. Em sua maioria composta por afrodescendentes, a cidade se destaca pela forte presença das religiões de matriz africana e também pelo festejo da Irmandade da Boa Morte em homenagem à Nossa Senhora da Boa Morte, que por muito tempo foi responsável pela alforria de inúmeros escravizados. 

O Toque que Transforma e Inspira Conexões
 

Há mais de três anos, NIVEA vem pesquisado globalmente os efeitos do toque humano para a saúde mental, física e da pele. Desde antes da pandemia, as pessoas entrevistadas em pesquisas da marca já diziam que o toque é a chave para uma vida feliz e plena, porém, estavam vivenciando cada vez menos a experiência do toque - situação que foi intensificada com a COVID-19.
 

O propósito da marca conta com transformações em três frentes: colaboradores, sociedade e consumidores e a combinação desses pilares é que o torna verdadeiro e relevante. É por isso que NIVEA acredita que pode promover uma diferença real na sociedade usando seu alcance e influência para revelar os benefícios do toque físico para a saúde, assim que as circunstâncias permitirem.
 

A empresa já firmou parceria com sete ONGs com as quais atuará neste ano para levar acolhimento aos três públicos prioritários: Pretahub e Das Pretas - para a comunidade negra; AACD, Velho Amigo e Asilo São Vicente de Paulo - para idosos e cuidadores; e TODXS e ABGLT - para pessoas LGBTQIA+.
 

Nos próximos anos, NIVEA pretende impactar positivamente a vida de mais de cinco mil pessoas e deixar um verdadeiro marco para a sociedade. "O propósito não é algo novo, é parte do nosso legado e também o futuro da NIVEA. Cuidar das pessoas faz parte do nosso DNA há 110 anos. O toque na pele desempenha um papel vital para criarmos conexões uns com os outros e para melhorar a saúde física e mental das pessoas. Por isso, iniciamos essa jornada de conscientização: vamos auxiliar grupos vulneráveis que sofrem com o isolamento social, físico ou emocional. Desejamos criar vínculos verdadeiros e ser relevantes na vida dos consumidores e da sociedade", finaliza Christian Goetz, presidente da NIVEA no Brasil.
 

Serviço
 

Casa PretaHub Cachoeira
 

Endereço: Rua Vinte e cinco de junho, 04, centro, Cachoeira - BA
 

Informações: https://casapretahub.com.br/

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.