Em carta a Paulo Guedes, Rússia pede ajuda do Brasil contra sanções
Documento foi recebido na última quarta-feira (13)
Foto: Agência Brasil
A Rússia pediu o apoio do Brasil no Fundo Monetário Internacional, Banco Mundial e G20 para conter as debilitantes sanções impostas pelo Ocidente em resposta à invasão à Ucrânia. De acordo com informações obtidas pela agência de notícias Reuters, o ministro das Finanças russo, Anton Siluanov, escreveu ao ministro da Economia brasileiro, Paulo Guedes, pedindo apoio brasileiro “para impedir acusações políticas e tentativas de discriminação em instituições financeiras internacionais e fóruns multilaterais”. A informação é da revista Veja.
O documento, que não menciona a invasão à Ucrânia ou o conflito em andamento, data de 30 de março e foi entregue ao ministro brasileiro na última quarta-feira (13) pelo embaixador russo em Brasília. Em entrevista à Reuters, o secretário de Assuntos Econômicos Internacionais no Ministério da Economia, Erivaldo Gomes, indicou que Brasília gostaria que Moscou continuasse a fazer parte das discussões em organizações multilaterais.
Apesar de ter votado a favor de resoluções contra o governo russo na Organização das Nações Unidas, o governo brasileiro segue uma estratégia de tentar evitar críticas diretas para aliviar possíveis impactos econômicos.