Em declaração, Biden e israelenses decidem 'nunca deixar Irã ter arma nuclear'
Encontro aconteceu nesta quinta-feira (14), em Israel
Foto: Reprodução/Twitter
O novo primeiro-ministro Yair Lapid e o presidente americano Joe Biden, se encontraram em Israel, nesta quinta-feira (14), onde decidiram estender um acordo que prevê bilhões de dólares para militares israelenses.
Além da medida que reafirma o compromisso dos EUA com a segurança do aliado, os dois líderes assinaram um documento que promete “nunca permitir que o Irã adquira uma arma nuclear”.
A declaração conjunta revela o apoio do governo Biden à extensão de um memorando de entendimento entre os países, que segue até o ano fiscal de 2028 e inclui bilhões em ajuda de defesa para Israel. Ainda na quarta, Biden recebeu detalhes sobre o Iron Dome de Israel e o novo sistema de defesa aérea Iron Beam.
Intitulado “Declaração Conjunta de Parceria Estratégica Jerusalém EUA-Israel”, o documento destaca o compromisso dos EUA com a segurança de Israel, a manutenção de sua vantagem militar qualitativa e seu direito de se defender sozinho, tudo refletido em décadas de assistência à segurança.
Com a decisão, os Estados Unidos afirmam nunca permitir que o Irã adquira uma arma nuclear e dizem que estão “preparados para usar todos os elementos de seu poder nacional para garantir esse resultado”.